Estrada do Coco já tem uma ligação com a BA-256
Uma via já liga a Estrada do Coco à rodovia CIA-Aeroporto, entretanto o percurso é extenso e composto por várias ruas. Para ter acesso a esta rota à BA-526, é preciso tomar a rua Dr. Gerino de Souza Filho, depois seguir pela avenida Progresso, e passar pelas ruas Capelão, 2 de Julho e Direta do Capelão.
Com a Via Expressa, o roteiro será reduzido, a pista será mais larga e melhor sinalizada. Conforme a Prefeitura de Lauro de Freitas, a praça de pedágio ficará na altura da ponte do Rio Joanes.
Desapropriações
Segundo o agricultor João Lopes Frazão, 60, alguns moradores da rua Gerino de Souza Filho foram informados sobre a necessidade de desapropriação de residências.
“Eu moro aqui há 44 anos, tenho amigos antigos e já me acostumei com a moradia, mas se a empresa me indenizar, saio”, revelou.
No entorno da rua, existe uma mata, porém há também algumas residências. Segundo o prefeito Márcio Paiva, até ontem ele não tinha sido comunicado sobre as desapropriações.
Mas, segundo o gestor, as indenizações, se necessárias, serão de responsabilidade da Bahia Norte. A Concessionária não se pronunciou.
Abandono
Para o prefeito de Lauro de Freitas, a Estrada do Coco, do início até o km 7,5, ficou “desassistida”, desde que a BA-099 passou a ser administrada pela Concessionária Litoral Norte (CLN).
“É como se esse trecho da rodovia não existisse. Recebemos um fluxo intenso e não podemos dar a mesma condição de infraestrutura para o tráfego”, afirma.
Paiva quer que o trecho passe a ser administrado pelo município. “Já fizemos várias intervenções, e com a municipalização teremos mais autonomia. Já encaminhei ofício com a solicitação ao Governo do Estado”, diz.