Uma audiência pública vai discutir nesta terça-feira, 24, a partir das 8 horas, no Colégio Municipal Sílvio Araújo, na cidade de Barra, a 673 km de Salvador, o conflito existente no Brejos da Barra, uma área de 229 mil hectares, além de outras questões agrárias na região oeste do estado.
A fazenda Cristo Rei, cuja propriedade é reclamada pela empresa Almeida Mendes Advocacia, abriga há 100 anos cerca de 60 comunidades - uma população estimada pela Comissão Pastoral da Terra em 20 mil pessoas -, que reclamam regularização fundiária.
Em documento encaminhado ao Incra, a empresa afirma que só tomou conhecimento de que a área é habitada após a compra das terras e solicita que o órgão ajude a identificar os posseiros para fim de regularização fundiária.
Professor da USP, Ariovaldo Umbelino falará sobre o assunto, em audiência que vai contar com a participação da Comissão de Desenvolvimento Agrário, da Procuradoria Geral do Estado, da Ouvidoria Agrária Nacional, Incra e ministérios Público Federal e Público Estadual.