Governador Rui Costa relembrou trajetória da sacerdotisa em seu Twitter
O governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, usaram as suas redes sociais para lamentar a morte da Mãe Stella de Oxóssi, ialorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. A sacerdotisa faleceu na tarde desta quinta-feira, 27, devido a um quadro de infecção.
Por meio do Twitter, Rui Costa disse que se sentia triste e que a ialorixá sempre atuou contra a intolerância religiosa e o racismo. O governador também decretou luto oficial de três dias no estado, além de relembrar a trajetória acadêmica de Mãe Stella, que foi a primeira sacerdotisa de religião africana a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia (ALB), e afirmar que a Bahia sentirá falta dela.
"Está decretado luto oficial de três dias na Bahia pela morte de Mãe Stella de Oxóssi. Que os ensinamentos dela permaneçam entre nós", declarou.
Já ACM Neto, que também se pronunciou nas redes sociais, afirmou por meio da assessoria que tanto a Bahia quanto o Brasil perderam uma das suas maiores representantes religiosas. O prefeito destacou ainda o trabalho social realizado na capital baiana e a contribuição intelectual de mãe Estela, que produziu diversos trabalhos sobre a herança africana.
“Profunda estudiosa do universo dos orixás e intelectual ativa, Mãe Stella nos lega ainda, uma prolífica obra, expressa em livros e artigos, sobre a nossa herança africana. É uma estrela que nos guiou na terra e agora sobe para brilhar no céu. Que Deus conforte os familiares e amigos de Mãe Stella neste momento de profunda dor”, escreveu em nota.