Equipe do MASSA! reunida na sede do jornal | Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE
Moderno, dinâmico, colorido e fácil de ler. Todas essas qualidades, alinhadas ao jornalismo de credibilidade, fazem do MASSA! o jornal escolhido pela maioria. O periódico, do Grupo A TARDE, atingiu média diária de 11.246 exemplares vendidos em setembro, mantendo-se como o veículo líder de venda avulsa na Bahia, algo que ocorre desde 2015. No ranking nacional, é o 10º. Os dados são do Instituto Verificador de Circulação (IVC), órgão que mede a circulação de jornais no Brasil.
Editora-chefe do MASSA!, Kenna Martins aponta a seriedade como um dos segredos do sucesso. “O MASSA! é, sem dúvida, o queridinho dos leitores. O veículo está antenado no factual. Informamos com qualidade, ética, coerência e simplicidade. Nosso jornalismo popular está longe do sensacionalismo que alguns veículos desse estilo insistem em fazer. Tudo isso aliado à credibilidade que o Grupo A TARDE tem”, disse.
Acessível
Na era em que a mídia digital se tornou o meio preferido do público, o MASSA! segue firme ao levar informação para as classes mais humildes. “O MASSA! traz esse contraponto. As pessoas compram o jornal por se sentirem representadas por ele e, por menor que seja o valor da edição, R$ 1, há de se entender que existe uma grande parte da população que quer consumir conteúdo e informação em linguagem acessível e paga por isso”, diz Eduardo Dute, diretor de marketing de A TARDE.
Perto de completar uma década de existência, o MASSA! promete ainda mais novidades para 2020. “Assim como todo o Grupo A TARDE, o MASSA! passa por atualizações. Estamos em um processo de modernização em todas as plataformas do grupo. Vem muita novidade boa por aí”, avisou Dute.
Do jeito do povo
A relação com o povo talvez seja a principal característica do jornal, que consegue retratar a realidade de cada localidade. “Quando a comunidade solicita, o MASSA! apura. Sei que podemos contar com ele”, disse Jailton Ribeiro, líder comunitário do bairro Engenho Velho de Brotas.
As matérias de polícia são consideradas o carro-chefe do jornal. O MASSA!, inclusive, é o único impresso do estado que tem páginas exclusivas para a editoria. Titular do Departamento de Crimes contra o Patrimônio, a delegada Glória Isabel Santos considera a abordagem importante para a população acompanhar o trabalho da polícia e aprova a metodologia. “Gosto do MASSA! porque tem uma linguagem criativa para divulgar as matérias”, avaliou.