De janeiro a dezembro de 2020 foram registrados 32 casos, enquanto no mesmo período do ano anterior ocorreram 49 assaltos | Foto: Alberto Maraux | SSP
Em balanço realizado pela Secretaria de Segurança Pública Pública (SSP), a Bahia registrou, em 2020, seis anos consecutivos com reduções no número de assaltos a bancos no estado.
De acordo com os dados, no ano passado, a polícia contabilizou 32 casos, enquanto, em 2019, foram registradas 49 ocorrências. A diminuição percentual foi de 34,7%.
“É um trabalho de parceria total com a Polícia Militar e também com a PF. Conseguimos combater as organizações criminosas, mas a reincidência é um ponto importante a ser destacado. Nos ataques que presenciamos, nos meses de outubro e dezembro, prendemos um criminoso que, em abril de 2020, havia sido capturado com seis fuzis. É de grande urgência uma reforma nas nossas leis”, declarou o diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), delegado Marcelo Sansão.
Ainda de acordo com a secretaria, a queda reflete um declínio considerável na prática.
Em 2016 aconteceram 115 roubos, no ano seguinte foram registrados 108 casos, em 2018 a polícia computou 66 ataques a bancos, em 2019 investigou 49 crimes e, no ano passado, contabilizou 32 assaltos contra instituições financeiras.