A fiscalização para o fechamento dos estabelecimentos contou com o apoio da Polícia Militar | Foto: Fernando Vivas | GOV-BA
O estado da Bahia iniciou no fim da tarde desta sexta-feira, 26, o fechamento dos estabelecimentos comerciais, como forma de conter os avanços da Covid-19. Com a fiscalização da Polícia Militar (PM-BA), o primeiro segmento a encerrar as atividades foram as lojas do comércio de rua, previsto para ocorrer às 17h.
De acordo com o decreto, as medidas adotadas por Governo e prefeituras preveem ações rígidas de restrição em todo o estado até às 5h da próxima segunda-feira, 1º de março. A circulação de pessoas nas ruas segue restrita em todo o território baiano, das 20h às 5h, também até segunda-feira.
A exceção fica por conta de situações por motivos de saúde ou que fiquem comprovadas a urgência. Os serviços considerados essenciais seguirão funcionando durante o fim de semana. Estabelecimentos comerciais como padarias e supermercados poderão funcionar, mas sem comercializar bebidas alcoólicas.
Em Salvador, a Polícia Militar distribuiu equipes para a fiscalização em mais de 40 bairros da capital baiana. Nesta sexta, os agentes visitaram pequenos estabelecimentos que permaneceram abertos após o horário determinado e também orientou baianas de acarajé que mantiveram os pontos de venda em funcionamento.
Segundo o capitão da PM, caso a medida não venha a ser obedecida por alguma pessoa, seja por conta da comercialização de bebida alcoólica, ou funcionamento de atividades que deveriam estar fechadas, ela poderá ser encaminhada pela polícia à delegacia e autuada por crime de desobediência e descumprimento de medida sanitária.
Eventos que envolvam aglomeração também estão suspensos até segunda-feira, 1º, independentemente do número de participantes e horário realizado. Também estão proibidas atividades esportivas coletivas amadoras, já as práticas individuais estão permitidas desde que não gerem aglomerações.