O fogo simbólico chegou a Salvador na tarde desta quinta-feira, 1º, trazido pelo atleta amador Leonilson dos Santos. A chegada do símbolo marca o início dos festejos em comemoração ao Dois de Julho, data em que se comemora a Independência da Bahia.
A chama foi entregue ao vice-prefeito Edvaldo Brito, representando o prefeito João Henrique. Ele acendeu a pira no Panteão de Pirajá e, em seguida, hasteou a bandeira do Brasil.
Estiveram no evento também o prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, e Carlos Soares, secretário municipal de educação. Ambos hastearam as bandeiras da Bahia e de Salvador, respectivamente.
Para encerrar o ato, Brito colocou flores no túmulo do general Pedro Labatut, oficial imortalizado após sua importante participação na batalha.
Simbologia – O fogo simbólico, que representa a união dos povos que lutaram pela independência da Bahia, saiu de Cachoeira e passou por Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho.
Este ano, as celebrações em Salvador acontecem uma hora mais cedo por conta da partida entre Brasil e Holanda pela Copa do Mundo 2010.
Confira a programação:
Manhã:
> 6h: alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha;
> 8h: organização do cortejo cívico;
> 9h: hasteamento das bandeiras por autoridades, com a execução do Hino Nacional pela banda Marinha de Guerra do Brasil.
> 9h30: início do cortejo cívico
– Homenagem aos heróis da Independência com breve parada em frente ao Convento da Soledade;
– Homenagem da Ordem Terceira do Carmo com parada em frente à Ordem, para pronunciamento de um membro da instituição;
– Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
> 11h30: Recolhimento dos carros emblemáticos dos caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.
Tarde:
> 14h: organização do cortejo cívico.
> 15h: homenagem da Câmara Municipal aos heróis da Independência.
> 15h30: início do Cortejo Cívico:
– Parada de 10 minutos no Forte de São Pedro, em frente ao Palácio da Aclamação, para homenagem do Exército Brasileiro aos heróis da Independência;
> 16h30: previsão de chegada dos carros emblemáticos e das autoridades ao Campo Grande.
Noite:
> 19h: Campo Grande – XIX Encontro de Filarmônicas – regente maestro Fred Dantas.
*Com informações de Clarissa Borges | A TARDE On Line