Bruno Reis alertou para falta de profissionais e respiradores / Foto: Reprodução | YouTube
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta sexta-feira, 26, a abertura de 160 leitos para Covid-19 no Hospital Salvador. Serão 40 leitos de UTI e 120 de enfermaria, segundo o gestor. A gestão será feita pela Santa Casa de Misericórdia. "Esse é o nosso quarto hospital de campanha exclusivo para Covid", afirmou o prefeito.
Nas últimas 24 horas, foram regulados 72 pacientes diagnosticados com Covid-19, informou o chefe do Executivo municipal. No entanto, outros 75 pacientes ainda aguardam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) transferência para hospitais, segundo o prefeito. Desses 75 pacientes, 30 aguardam vagas em leitos de UTI.
Bruno afirmou que o atual número de leitos da prefeitura já supera o máximo instalado em 2020. "Na primeira onda, tivemos 228 leitos. Nesse momento, já temos 226 leitos e mais 10 leitos numa tenda montada na UPA de Valéria. Já são 236 leitos de UTI, tão escassos e preciosos nesse momento", disse.
O risco de colapso do sistema de saúde é "iminente", reforçou o prefeito. Segundo ele, há chances da taxa de ocupação dos leitos de UTI atingir 100% quando forem transferidos para hospitais os pacientes que aguardam nas UPAs.
"Esses [novos] leitos aumentam nossa margem de manobra, mas não vão tirar a prefeitura, o governo e a rede privada do risco iminente de colapso”, declarou.
"A prefeitura está fazendo mais do que o possível, mas temos limitação de respiradores. Chegaram 30 essa semana e mais 25 estão sendo encaminhados. Da mesma forma, já começa a ter dificuldade em montar as equipes. Não adianta só o esforço da prefeitura se não houver um esforço conjunto dos cidadãos para evitar aglomerações, usar máscaras e respeitar as medidas", acrescentou o prefeito.
Vacinação - O chefe do Palácio Thomé de Souza informou que a capital só dispõe de doses suficientes para imunização de idosos e profissionais de saúde até domingo, 28. Nesta sexta, foram vacinados idosos a partir de 82 anos. No sábado, 27, será a vez daqueles a partir de 81 anos e, no domingo, serão imunizadas pessoas com idade a partir dos 80 anos.
O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, acrescentou que já foi aplicada mais da metade das cerca de 30 mil vacinas dos últimos lotes recebidos.