O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou na manhã desta quarta-feira à capital da Nigéria, Abuja, onde participará na quinta-feira na primeira reunião de cúpula entre África e América do Sul.
Lula chegou acompanhado pelo chanceler Celso Amorim e pelo presidente paraguaio, Nicanor Duarte.
O presidente brasileiro mancava visivelmente, já que nos últimos dias torceu o pé, explicou o porta-voz André Singer.
Lula terá encontros bilaterais nesta quarta-feira com os presidentes de Líbia, Argélia, Senegal, Gana e Togo, além de inaugurar o novo edifício da embaixada de Brasil na Nigéria, informaram fontes da chancelaria.
O presidente boliviano, Evo Morales, chegará no final do dia e, segundo uma fonte da delegação líbia, terá uma reunião com o presidente Muamar Kadhafi.
O presidente equatoriano, Alfredo Palacio, chegou a Abuja na terça-feira. A presidente chilena, Michelle Bachelet, cancelou sua participação.
Guiana e Suriname também estarão representados por seus presidentes, Bharrat Jagdeo e Ronald Venetiaan, respectivamente.
Os chefes de delegação dos demais países sul-americanos são o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, a vice-ministra uruguaia das Relações Exteriores, Belela Herrera, a ministra secretária-geral da presidência chilena, Paulina Veloso, e o ministro peruano da Produção, entre outros.
Antes da cúpula de quinta-feira, os representantes de 65 países dos dois lados do Atlântico sul participarão em um jantar nesta quarta-feia oferecido pelo presidente nigeriano, Olosegun Obasanjo, que promove o evento com Lula.
Ministros e delegados concluíam nesta quarta-feira a Declaração de Abuja.