Acabou por volta das 8 horas deste domingo a rebelião no Centro de Recuperação Regional de Tucuruí, no Pará. Os detentos tomaram a penitenciária, por volta das 14 horas de ontem, logo após uma revista da polícia nas celas. A revista aconteceu em razão de denúncia de que eles estariam armando um plano de fuga. Durante a vistoria, a polícia encontrou um túnel em um dos xadrezes. Revoltados, os presos dominaram três agentes prisionais, ocuparam as celas e toda a área de serviço da penitenciária.
Em reunião para tentar por fim ao movimento, ficou acertado que os amotinados liberariam um dos agentes ontem à noite e os outros dois na manhã deste domingo, quando também deveriam se entregar. Os presos cumpriram tudo o que fora combinado, libertando os agentes. Uma equipe do COE (Comando de Operações Especiais), da Polícia Militar, enviada de Belém para conter a situação, está realizando uma revista na cadeia. Algumas armas brancas já foram recolhidas.
A principal reclamação dos rebelados foi sobre a demora no julgamento dos processos, que acarreta na superlotação da casa penal. A penitenciária tem capacidade para abrigar 120 presos, mas hoje está com 213.