Quinze quilômetros. É esta a distância entre o mar da aprazível Praia da Atalaia, em Aracaju, e a Fazenda Boa Luz, um contraponto à badalação urbana, de tanto concreto e tantas buzinas. Destino de turismo rural localizado na vizinha cidade de Laranjeiras, o lugar costuma surpreender quem não espera mais que passeios de charrete, a ordenha do gado ou cavalgar em mansos pangarés, dentre outras atividades comuns nos tão conhecidos hotéis fazendas espalhados pelo Brasil afora.
Ali tem tudo isso e também uma boa dose de emoção em seu parque aquático, na exibição de peões em garbosos cavalos de raça e até animais exóticos, como tigre, leoas, hipopótamo, avestruz, cervos, urso, macacos, zebras adestradas e jacarés. Tudo isso distribuído em nada menos que 700 hectares de uma paisagem muito verde e ideal para matar a saudade da vida no campo, com direito a dormir ao som dos grilos e despertar ouvindo o mugido de bois e búfalos no curral.
ARTISTA Durante o dia, a animação fica a cargo de Jefferson de Albuquerque, acrobata e diretor de recreação, que tem no currículo apresentações na TV Globo, inclusive no programa da Xuxa. Seu lema? Muito descanso para a mente e boas atividades físicas, principalmente para a garotada, que tem energia de sobra para desbravar uma área que surgiu como uma simples fazenda, há cerca de 40 anos e posteriormente passou a explorar sua vocação para o lazer. Quem prefere algo além dos clássicos pedalinhos em forma de cisnes, que enfeitam um belíssimo lago defronte do restaurante, pode experimentar rappel ou tirolesa, por exemplo.
Ou, então, que tal o touro mecânico? O pugilista Acelino Popó Freitas testou sua fibra num deles. Lá tem uma foto dele, tirada pouco antes de perder o round para o touro sem patas, mas que pula uma barbaridade. Assim como ele, outros famosos curtiram as atrações do Boa Luz Eco Parque Hotel e têm suas fotos orgulhosamente exibidas em um painel de visitantes ilustres.
COMEÇO Há quase dez anos, foi instalado por lá um pesque-pague, que foi ponto de partida para a diversificação das atividades; em seguida, vieram a piscina, o parque aquático, o hotel, o restaurante e os donos foram tomando gosto até dar ao lugar um estilo apontado como único no País. É o que garante o gerente-geral Luís Derieul ao lembrar, por exemplo, que o parque Beto Carrero World, em Santa Catarina, segue mais o estilo Disney; o Beach Park, em Fortaleza, nada mais é do que um grande parque aquático.
Sem falar nos clássico hotéis fazendas, implantados fundamentalmente para mostrar ao visitante como é a lida no campo e oferecer passeios ecológicos. Tudo isso é muito bom, mas a proposta do Boa Luz de extrapolar o convencional acabou se convertendo também num dos principais apelos turísticos do Estado de Sergipe, destino que é por demais conhecido do turista baiano.
Entretanto, conforme assinalou Francisco Assis Bezerra (gerente de alimentos e bebidas), muita gente da Bahia e do Brasil ainda não faz idéia do que existe por lá. Aqui, o peão da fazenda é o adestrador de cavalos, o locutor de rodeios ou desfiles, monta nos búfalos, desfila em carro de boi..., observa, sugerindo que todos formam uma grande família entrosada e que acabam passando este clima de entrosamento para os visitantes.
Quem não se hospeda pode fazer o clássico day use, podendo assistir ao desfile do plantel de animais (exceção para os animais selvagens), programado quando há mais de 100 espectadores. As zebras adestradas participam do desfile, bem como o cavalo que pesa uma tonelada, da raça bretã (de porte avantajado e normalmente usado na Europa e na Rússia como animal de tração).