Argel - A alta nos preços do petróleo prosseguirá até o final do primeiro trimestre de 2008, disse neste sábado em Argel o presidente da Opep e ministro argelino da Energia, Chakib Khelil.
"A alta, provavelmente, vai perdurar até o final do primeiro trimestre de 2008, antes da estabilização (dos preços), no segundo trimestre", declarou Khelil à margem da conferência sobre a segurança de oleodutos.
Segundo o ministro, uma "estabilização dos preços no segundo trimestre é provável".
Khelil disse que a atual alta do petróleo é provocada pela tensão no Paquistão, a escalada da violência na Nigéria, maior produtor africano, e pela queda nos estoques do produto nos Estados Unidos.
Na quinta-feira passada, o barril de petróleo atingiu os 100,09 dólares em Nova York, antes de fechar a 99,18 dólares.
Khelil estimou que o mercado petroleiro está "suficientemente abastecido", mas não excluiu um aumento da produção após a próxima reunião do cartel, em fevereiro.
"Não há necessidade de se aumentar a oferta, exceto se na próxima conferência extraordinária da Opep, prevista para fevereiro em Viena, decidir-mos o contrário".
O ministro disse que em Viena a Opep analisará as previsões de crescimento das economias mundiais, principalmente a americana, seriamente afetada pela crise dos créditos hipotecários de risco ("subprime").