De virada, o Flamengo conseguiu a classificação para a final da Copa do Brasil ao vencer o Ipatinga por 2 a 1, nesta quinta-feira à noite, no Maracanã. Para chegar à classificação, o Flamengo começou a partida com o objetivo de não sofrer gols, já que empatou o primeiro jogo por 1 a 1. Uma nova igualdade sem gols lhe daria a vaga na final para decidir o título com o arqui-rival Vasco nos dias 19 e 26 de julho.
Mas foi o Ipatinga quem partiu para o ataque durante todo o primeiro tempo. Abriu o placar logo aos dez minutos com um gol de Camanducaia, que, dentro da área, livre de marcação, recebeu a bola e chutou por baixo do goleiro Diego.
A resposta do Flamengo, até então limitado ao posicionamento defensivo, veio aos 13 minutos. O lateral-direito Marcelinho invadiu a área e chutou forte, o goleiro Rodrigo Posso defendeu e, no rebote, o próprio Marcelinho completou para o gol.
Antes de terminar a primeira etapa, Camanducaia ainda desperdiçou duas oportunidades para o time mineiro e a torcida rubro-negra pediu raça ao Flamengo.
No segundo tempo, o Ipatinga continuou no ataque, mas o Flamengo melhorou seu posicionamento em campo. Mesmo assim, a equipe mineira ainda foi superior tecnicamente, até que, aos 21 minutos, o time da casa chegou ao gol da vitória. O volante Jônatas fez uma jogada individual e tocou para o meia Renato chutar, de primeira, sem defesa para o goleiro Rodrigo Posso.