Mesmo com o apoio da torcida e precisando vencer para ficar mais perto de uma vaga para a Copa Libertadores do ano que vem, o Grêmio será um time cauteloso contra o Figueirense, hoje, no Olímpico. O técnico Mano Menezes manteve a rotina de treino secreto na véspera do jogo, mas revelou que orientou os jogadores a fazer uma marcação especial sobre os adversários, considerados muito rápidos na saída do meio-de-campo para o ataque.
"Temos de ir para a frente sem dar espaço ao contra-ataque qualificado que eles têm", justificou Mano Menezes. O treinador do Grêmio não contará com o zagueiro Evaldo, contundido, e com o lateral-esquerdo Bruno Telles, suspenso.
Contrariando seu costume, Mano Menezes já anunciou os substitutos. Pereira e Escalona, que eram titulares durante a disputa da Série B, no ano passado, voltam ao time. O meia Léo Lima, recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo, fica no banco de reservas.
O Grêmio é o quarto colocado do Campeonato Brasileiro, com 55 pontos e saldo de 15 gols. Está atrás do Santos, que tem o mesmo número de pontos e saldo de 21 gols, do Internacional (56 pontos) e do São Paulo (63 pontos).
O Figueirense vem de duas derrotas consecutivas, e buscará a recuperação em Porto Alegre. Com 43 pontos, o time catarinense está em décimo lugar no Campeonato Brasileiro e busca garantir uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana - até o 11º colocado se classifica para o torneio.
"Estamos trabalhando muito em cima das características do Grêmio. Já sabemos que a casa estará cheia, mas nós vamos deixar a torcida de lado e, se possível, sair de lá com o Olímpico calado", afirmou o volante Carlos Alberto, jogador que interessa ao São Paulo.
A escalação do meia Cícero, segundo artilheiro da equipe, com 11 gols - o primeiro é Soares, que tem 12 - será a única mudança no Figueirense em relação ao time que perdeu para o São Paulo na rodada passada. Na oportunidade, ele cumpriu suspensão automática, sendo substituído por Henrique, que volta para o banco.
Ficha técnica:Grêmio: Galatto; Patrício, William, Pereira e Escalona; Jeovânio, Lucas, Tcheco, Rafinha e Ramón; Rômulo. Técnico: Mano Menezes.
Figueirense: Andrey; Flávio, Chicão, Tiago Prado e Edson; Rodrigo Souto, Carlos Alberto, Marquinhos Paraná e Cícero; Soares e Schwenck. Técnico: Waldemar Lemos.
Juiz: Clever Assunção Gonçalves (MG)
Horário: 20h30
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre