Distendido e sem apertos, a equipe do México tentará nesta quarta-feira se manter no primeiro lugar do Grupo A da Copa América-2007 contra um necessitado Chile, mas esperançoso de chegar às quartas-de-final do torneio.
Com realidades tão distintas, mexicanos e chilenos se enfrentam neste último choque pela primeira fase do Grupo B da Copa América tendo o empate como aliado de ambos.
No quartel-general asteca de Puerto la Cruz, reina a calma, e o técnico Hugo Sánchez se dá ao luxo de poupar vários titulares e lhes dar uma manhã livre para receber seus familiares.
Para o técnico Nelson Acosta, em compensação, descomprimir a pressão parece uma tarefa quase impossível à luz da urgência de se ter um resultado favorável e das baixas por contusão e sanção que enfrenta para este decisivo duelo.
Não poderão jogar Jorge Vargas, por suspensão causada pelo acúmulo de cartões amarelos, Miguel Riffo, por contratura muscular, Jorge Valdivia, contusão na cervical, Rodrigo Meléndez, e Reinaldo Navia, ambos por uma contratura.
Sánchez anunciou, por sua vez, que fará várias modificações para dosar o esforço dos jogadores e poupará alguns deles, como o artilheiro Nery Castillo, com o objetivo de evitar que tome seu segundo cartão amarelo e prejudique a seleção na segunda fase da Copa América.
Ao México, depois de suas vitória sobre Brasil (2-0) e Equador (2-1), bastará um empate para que confirme sua classificação no primeiro lugar do Grupo B. Isso lhe permitirá enfrentar o segundo do Grupo C, que sairá do choque entre Argentina e Paraguai.
O jogo, que será realizado no estádio José Antonio Anzoátegui de Puerto La Cruz, a partir das 19h35 (de Brasília), será dirigido pelo árbitro paraguaio Carlos Amarilla, auxiliado por Luis Sánchez (Venezuela) e Juan Carlos Arroyo (Bolívia).
Equipes prováveis:
México: Oswaldo Sánchez - Francisco Rodríguez, Rafael Márquez, Jhonny Magallón, Fausto Pinto - Jaime Correa, Gerardo Torrado, José Antonio Castro, Andrés Guardado - Cuauhtémoc Blanco e Omar Bravo ou Adolfo Bautista. T: Hugo Sánchez.
Chile: Claudio Bravo - Sebastián Rocco, Pablo Contreras, Ismael Fuentes - Gonzalo Fierro, Arturo Sanhueza, Manuel Iturra, Carlos Villanueva, Rodrigo Tello - Juan Lorca e Humberto Suazo. T: Nelson Acosta.