O Atlético Paranaense conseguiu novamente aproveitar-se da força da torcida na Arena da Baixada, em Curitiba, e venceu hoje o rebaixado América (RN) por 2 a 0. Com os 45 pontos somados até agora, o Atlético coloca-se na nona colocação, afasta-se mais da zona de rebaixamento e passa a ter como meta uma vaga na Copa Sul-Americana de 2008. O time volta a jogar no fim de semana contra o Cruzeiro, em Minas Gerais. O América continua na última colocação com 16 pontos e recebe o Flamengo na próxima rodada.
Apesar de não ter compromisso com o resultado, o técnico do América, Paulo Moroni, optou por colocar um time marcador, renunciando à força no ataque, onde Geovane jogava isolado. Com mais técnica, os jogadores atleticanos passaram a envolver os adversários, ganhando praticamente todos os lances no meio-de-campo. Não foi surpresa a abertura do placar aos 19 minutos, em jogada do colombiano Ferreira, que recebeu a bola entre dois zagueiros, fez um corte e mandou para as redes.
O gol fez com que os jogadores atleticanos diminuíssem o ritmo do jogo e o América até tentou algumas jogadas de ataque, mas sem perigo. A torcida atleticana acomodou-se e o jogo arrastou-se modorrento até o fim do primeiro tempo. O América voltou com mais disposição ofensiva no segundo tempo e chegou a impor pressão sobre a defesa atleticana. Sentindo o perigo, a torcida cobrou raça. O time respondeu em campo e contou com a colaboração do goleiro do América, que falhou aos 21 minutos. O atacante Marcelo Ramos e o zagueiro Rhodolfo tocaram na bola, mas o juiz anotou para Rhodolfo o segundo gol.
Ficha técnica
Atlético Paranaense - Vinícius; Danilo, Rhodolfo e Antonio Carlos; Jancarlos, Valencia, Claiton, Netinho (Tailson) e Michel; Ferreira e Marcelo Ramos (Ramon). Técnico - Ney Franco
América (RN) - Sérvulo; Carlos Eduardo (Washington), Rogelio e Robson; Ney Santos, Marquinhos Mossoró, Reinaldo (Wesley Brasília), Leandro Sena, Berg (João Neto) e Fernandes; Geovane. Técnico - Paulo Moroni
Juiz - Francisco de Assis Almeida Filho (CE)
Gols - Ferreira aos 19 minutos do primeiro tempo; Rhodolfo aos 21 do segundo
Cartão amarelo - Ney Santos, Leandro Sena e Rhodolfo
Público - 14.912 pagantes
Renda - R$ 229.542,50
Local - Arena da Baixada, em Curitiba.