Jacarta - Um avião desapareceu nesta quarta-feira, 9, na Indonésia com 46 pessoas a bordo, oito russos e 38 indonésios, enquanto realizava um voo de exibição, informaram fontes oficiais.
Um porta-voz da Agência Nacional de Busca e Resgate declarou à Agência Efe que a aeronave, do fabricante russo Sukhoi e modelo Superjet 100, perdeu o contato com os radares quando sobrevoava uma montanha próxima à cidade de Bogor, cerca de 60 quilômetros ao sul de Jacarta.
O piloto da aeronave solicitou à torre de controle permissão para descer de 10 mil para 6 mil pés (de 3.005 a 1.830 metros) e desapareceu do radar quando se encontrava nos 6.200 pés.
As forças de resgate indonésias enviaram dez helicópteros à área para localizar o avião que decolou do aeroporto Halim Perdana de Jacarta para um voo de 30 minutos.
O mau tempo atrapalha as buscas, e por enquanto não há informações se a operação continuará durante a noite ou se será suspensa até a manhã de quinta, 10.
Entre os passageiros se encontram membros do Ministério de Transporte da Indonésia, responsáveis de companhias aéreas domésticas e representantes da embaixada russa em Jacarta, segundo a imprensa local.A aeronave realizava uma viagem pela Ásia organizada pelo fabricante russo para promover este novo modelo, começando no Cazaquistão e prevista para terminar no Vietnã no dia 14 de maio.
O SSJ-100, desenvolvido por Aviões Civis de Sukhoi em cooperação com a Boeing e outras empresas, tem capacidade máxima de 95 passageiros e uma autonomia de entre 3 mil e 4.500 quilômetros.