O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou hoje que "todos os americanos podem ficar orgulhosos de como as eleições da noite passada fizeram história", ao se referir à vitória do democrata Barack Obama, que será o primeiro governante negro do país.
Em declaração no Jardim da Casa Branca, Bush disse que o resultado é especialmente "encorajador" para a geração de americanos de raça negra que viveu os anos da discriminação racial "Muitos pensaram que não viveriam para ver este dia" em que as barreiras raciais foram superadas, declarou.
Segundo Bush, quando Obama, que tomará posse em 20 de janeiro, entrar na Casa Branca, "milhões de cidadãos americanos se verão cheios de orgulho".
Nessas eleições, os eleitores americanos foram às urnas em massa, o que demonstrou a "vitalidade de nossa democracia" e permitiu dar "um passo gigante em direção a uma união mais perfeita", acrescentou.
Bush já havia ligado na noite passada para Obama, após a confirmação de que o democrata tinha conseguido superar os 270 votos no colégio eleitoral necessários para a vitória.
Bush também entrou em contato com o candidato republicano, John McCain, a quem felicitou pelo desenvolvimento de sua campanha eleitoral.