O presidente venezuelano, Hugo Chávez, vai comemorar no próximo domingo o 15º aniversário do fracassado golpe de Estado liderado por ele em 4 de fevereiro de 1992, com uma marcha pelas ruas de Caracas e um desfile militar, informou nesta quinta-feira um comunicado presidencial.
A marcha partirá do Quartel Joaquín Crespo, na base aérea La Carlota (leste), seguindo até o Forte Tiuna, sede do Ministério da Defesa (sudeste).
"Daquele relâmpago que foi o 4 de fevereiro de 1992, dia que partiu em dois a história venezuelana. Eu sou um filho daquele relâmpago", disse Chávez, quinta-feira, à imprensa.
De acordo com o presidente venezuelano, participarão do desfile generais e vários oficiais envolvidos no golpe, quando tinham patentes mais baixas.
Em 4 de fevereiro de 1992, Chávez tentou sem sucesso derrocar o então presidente socialdemocrata, Carlos Andrés Pérez. Após a rendição das tropas, Chávez foi detido, deixando a prisão dois anos depois, para tentar a presidência nas eleições vencidas por ele em dezembro de 1998.