Assunção - O presidente paraguaio, Fernando Lugo, prometeu nesta quinta-feira, 21, enfrentar o processo de impeachment lançado por seus adversários no Congresso por conta de uma expulsão de terra em que 17 pessoas morreram na semana passada. Ele também disse que não renunciaria.
Lugo, um ex-bispo católico eleito há quatro anos com promessas de defender as necessidades dos pobres, tem lutado para realizar a sua agenda reformista devido à influência da oposição no Congresso.
Ele enfrentou intensa pressão por causa do derramamento de sangue na semana passada, que ocorreu depois que a polícia foi emboscada por agricultores armados quando ia executar uma ordem de despejo em uma fazenda no nordeste do país.
Em uma votação rápida nesta quinta-feira, a Câmara aprovou a abertura de um processo de impeachment com 66 votos a favor e 1 contra. Três parlamentares estavam ausentes.
A tentativa de abertura de processo de impeachment agora passará para o Senado, que também é controlado pelos opositores de Lugo. Não ficou imediatamente claro quando isso poderia acontecer.
Lugo disse em uma transmissão na televisão nacional que não iria renunciar. "Este presidente anuncia que não apresentará renúncia ao seu cargo e que se submete com absoluta obediência à Constituição e às leis ao enfrentar o julgamento político com todas as suas consequências", disse Lugo.
"Não existe nenhuma causa válida, nem política, nem jurídica, que me faça renunciar a este juramento", acrescentou o presidente em pronunciamento à nação no palácio de governo.
Pela Constituição do Paraguai, um presidente cassado é substituído pelo vice-presidente que completa o seu mandato original. A próxima eleição presidencial está marcada para 2013.
Oito policiais e nove agricultores foram mortos nos confrontos armados durante o despejo na última sexta-feira.
Lugo disse na quarta-feira que ele iria criar uma comissão para investigar o derramamento de sangue, mas este compromisso não conseguiu aliviar a pressão política intensa sobre a forma como a polícia tratou a operação.