Soldados do Afeganistão e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) atacaram alvos da milícia fundamentalista islâmica Taleban no sul afegão, provocando a morte de 20 supostos rebeldes, informaram autoridades locais hoje.
No leste do país, policiais repeliram um ataque rebelde, matando seis supostos insurgentes. Ao mesmo tempo, um soldado da Otan morreu e três ficaram feridos em outro incidente no leste do Afeganistão, disse um porta-voz militar das forças estrangeiras.
Nos confrontos ocorridos no sul, soldados afegãos e da Otan entraram em choque com rebeldes em Zhari, um distrito da província de Kandahar. A troca de tiros estendeu-se por três horas, terminando com 20 supostos talebans mortos, disse Khairuddin Khan, administrador de Zhari. Segundo ele, um comandante identificado como mulá Naqibullah estaria entre os mortos. Não houve vítimas entre os soldados afegãos e estrangeiros, concluiu ele. A assessoria da Otan não dispunha de informações sobre o incidente.
Novos ataquesNo leste afegão, supostos talebans atacaram a casa de um oficial de polícia em Zurmat, um distrito da província de Paktia, no fim da noite de ontem, disse Ghulam Dastagir, subcomandante da polícia local. Reforços foram convocados. Seis supostos talebans morreram no confronto, disse ele.
Em Kunar, cinco foguetes disparados na direção de uma aldeia atingiram diversas casas, matando duas mulheres e ferindo cinco civis. A violência aumentou consideravelmente nas últimas semanas no Afeganistão. A situação é atribuída ao derretimento das geleiras com a chegada da primavera no hemisfério norte.