O presidente americano Donald Trump fez declarações fortes contra a Alemanha no primeiro dia de reunião entre os países que fazem parte da Otan. No encontro em Bruxelas, na Bélgica, ele acusou o governo alemão de ser muito próximo da Rússia por causa de sua dependência de suprimentos de energia.
Durante sua primeira reunião no encontro, com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, Trump descreveu o relacionamento entre Alemanha e Rússia como inapropriado.
Oficiais da Otan estavam aguardando apreensivos por essa primeira reunião para entender como Trump iria se comportar durante as atividades dos dois dias do encontro do bloco. O presidente americano chegou na última terça-feira à noite e deixou bem claro qual seria seu comportamento.
A expectativa é que o encontro da Otan apresente a maior divisão entre seus integrantes durante os 69 anos de história do bloco. Geralmente, os encontros da Otan avançam de forma tradicional e programada. As primeiras palavras de Trump indicaram que esse encontro será diferente.
Dependência russa
Ele reclamou que os políticos alemães têm trabalhado para companhias de energia russas após deixar a vida pública e afirmou que isso é muito inapropriado. Ele afirmou que a Alemanha é totalmente controlada pela Rússia.
Trump afirmou que os países deveriam estar se protegendo da Rússia, mas a Alemanha faz o contrário. “Eu acho que é muito triste quando a Alemanha fecha um grande acordo de óleo e gás com a Rússia. Nós deveríamos estar nos protegendo contra ela, e o governo alemão decide pagar bilhões e bilhões de dólares a eles”.
Ele se mostrou especialmente irritado por afirmar que protege os países e eles firma acordos com os russos. “Nós estamos protegendo a Alemanha, estamos protegendo a França, estamos protegendo todos esses países e uma série deles vai lá e fecha acordos bilionários com a Rússia. Acho que isso é muito inapropriado”.
Seus comentários estão diretamente ligados a sua pressão para outros países europeus, especialmente a Alemanha, destinem mais recursos financeiros para pagar pelas necessidades da Otan.
Stoltenberg se mostrou surpreso com a força das declarações de Trump. Ele reagiu afirmando que “mesmo durante a época da Guerra Fria, os aliados da Otan realizavam negócios com a Rússia”.
De acordo com afirmações da imprensa americana, Trump gostaria que Angela Merkel, chanceler alemã, fosse substituída. Sua investida pode ser parte de uma estratégia para atacá-la enquanto seu governo está vulnerável na Alemanha.