Centro Sul Baiano

Da Redação Seg , 20/09/2021 às 07:25

Sertão Produtivo: agricultores familiares participam de ação que incentiva o plantio de árvores



A ação "Adote uma árvore" está contando com a participação de agricultores familiares de 24 comunidades de nove municípios do Território Sertão Produtivo. A iniciativa é da equipe da Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF), que presta serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos beneficiários do Bahia Produtiva, projeto do governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

De acordo com o governo estadual, o projeto visa incentivar as 500 famílias participantes ao plantio de árvore nativas e frutíferas em seus quintais, aumentar a produção de frutas e, consequentemente, contribuir para uma alimentação diversificada e saudável, além de conscientizar sobre a preservação do meio ambiente.

São distribuídas mudas nativas de Pau D' Alho e Paineira e de frutíferas, como goiaba, laranja, graviola e ponkan. As mudas adotadas recebem um nome especial, escolhido por cada um dos beneficiários, que ficam responsáveis pela manutenção, pelos cuidados necessários para o crescimento da planta.

A família recebe, junto com a muda, um quilo de adubo orgânico para o preparo inicial do berço de plantio. No ato da entrega, elas recebem também orientações técnicas sobre plantio e cultivo das mudas e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), incentivando o consumo de alimentos da biodiversidade regional, garantindo segurança alimentar e nutricional.