A competição de 75 quilômetros começou em Arraial D’ájuda | Foto: Arraial D`Ajuda Resort Eco | Divulgação
O crescimento da infraestrutura turística, com destaque para a prática esportiva, vai aumentar o número de visitantes a Porto Seguro e municípios do Extremo-sul, de acordo com planejamento debatido ontem por gestores das cidades e do Estado.
O ciclismo deverá tomar novo impulso, a depender da organização de uma competição protagonizada pela empresa especializada no ramo, Brasil Ride, cujos representantes estiveram em contato com o secretário de Turismo Fausto Franco.
O entusiasmo pelo turismo esportivo na região, agora na Alta Estação, é originado do sucesso dos resultados apresentados da Maratona do Descobrimento, realizada pela empresa Brasil Ride.
A competição de 75 quilômetros começou em Arraial D’ájuda e teve sua linha de chegada na praia do Parracho, com a participação de mais de 6 mil ciclistas do país e do exterior.
A presença dos milhares de ciclistas e acompanhantes lotou a rede hoteleira de Porto Seguro e o fluxo transbordou para os municípios vizinhos, gerando impacto econômico estimado em R$ 10 milhões.
Nome - O nome da maratona faz referência ao sul da Bahia, a chamada “Costa do Descobrimento”, um eufemismo para a primeira ocupação do território a ser designado futuramente de Brasil após a invasão e ocupação lusitana e de outras nações colonizadoras.
A competição foi 33 quilômetros maior em relação à corrida conhecida originalmente por maratona, quando o mensageiro Fidípides percorreu 42 quilômetros para levar a mensagem da vitória grega até Atenas na primeira guerra médica em 490 a.C. Extenuado, morreu logo ao entregar o aviso.
MP recorre contra Macell
O Ministério Público (MP) Eleitoral, recorreu, no último dia 7 de novembro, da decisão do TRE-BA que julgou improcedente a ação de investigação judicial eleitoral proposta ano passado contra o deputado estadual Marcell Moraes. Segundo o recurso, o abuso de poder se deu através da ampla divulgação da imagem de Marcell, junto aos atendimentos de vacinação e castração de animais realizadas de forma gratuita ou a valores simbólicos.
O MP Eleitoral afirma que não apenas está caracterizada como resta comprovado o assistencialismo com o intuito de angariar votos para o deputado, o que caracterizaria abuso de poder. Caso o recurso do MP seja atendido pelo TSE, o diploma de Marcell seria cassado e ele seria declarado inelegível pelos oito anos seguintes à eleição de 2018.
Dias comemorativos na Alba
O alto número de projetos de lei que buscam estabelecer dias comemorativos na Bahia, tramitando na CCJ da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), gerou um intenso debate na reunião de ontem. A celeuma começou após ser colocado em votação o Projeto de Lei 17.011/2007, da Deputada Fátima Nunes (PT), que estabelece o Dia Estadual da Salsa. O presidente da comissão, o deputado estadual Zé Raimundo (PT), deu início à discussão.
- O regimento estabelece que a escolha de uma data comemorativa deve ser algo de alta significação, coisa que deve passar antes por consultas e audiência. Temos hoje 140 projetos para criação de dia ou semana tramitando na casa, isso é absurdo. Muitos desses projetos já são assistidos por legislações federais e municipais, pontuou o presidente da CCJ, que foi seguido pelo vice-presidente da comissão, o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB):
- Desse jeito nós vamos esgotar o calendário e vai faltar dia, lamentou Câmara. Ao ver ser pautado o PL 21.725, do deputado estadual José de Arimatéia (PRB), que institui a Semana de Conscientização das Feridas Crônicas, que foi rejeitado, mesmo tendo parecer favorável à sua aprovação, resolveu sugerir ainda a criação do “Dia da saudade do Merthiolate”, levando os presentes às gargalhadas.
O líder do governo na Casa, o deputado Rosemberg Pinto (PT), concordou com os colegas, e sugeriu um crivo maior para os PLs que estabelecem datas comemorativas.
Saúde dos voluntários
A Comissão de Saúde fará uma reunião para discutir os impactos das manchas de óleo na saúde dos trabalhadores voluntários, que auxiliam ou auxiliaram o poder público no combate às manchas que afetam a costa da Bahia. O encontro vai ocorrer na sessão da próxima terça-feira, dia 19 de Novembro.