Em sua 19ª edição, a feira é tida como um dos mais relevantes encontros científicos entre estudantes | Foto: Reprodução | Febrace
Apostar em produção de conhecimento tem sido fórmula bem-sucedida para desenvolver um país, como é o exemplo positivo de quatro projetos da Rede Sesi Bahia de Educação classificados para a fase final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Em sua 19ª edição, e promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a feira é tida como um dos mais relevantes encontros científicos entre estudantes, antes de entrarem na universidade.
A necessidade de distanciamento, em razão do descontrole da pandemia no país, vai impor o formato virtual à feira deste ano, com realização prevista para o período entre os dias 15 e 27 de março.
– Nossos estudantes são estimulados a pesquisar soluções para desafios de problemas do cotidiano, afirmou o coordenador do Sesi, Fernando Moutinho.
Iniciação científica - Com projetos nas áreas de humanas, agronomia e bioquímica, desenvolvidos no programa de iniciação científica, escolas de Salvador, Barreiras, no Oeste, e Vitória da Conquista, no Sudoeste vão marcar presença no encontro de alcance nacional.
Para os estudantes, o programa tem sido um portal de acesso a outras oportunidades na área de ciências, com a obtenção de bolsas de incentivo, além de todo o crescimento intelectual e de repertório de conhecimento.
Atualmente, são quase 500 estudantes inscritos em escolas da capital e do interior, com 39 grupos de pesquisa ativos, contemplando quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, engenharia e matemática, e linguagens.
“Temos que pensar
quantas vidas
humanas uma
bebedeira vale. (...) Seu
direito é superior a dor
de mães e pais que
perderam filhos? Vi
hoje um pai chorando
porque perdeu filha de
16 anos, então... é isso”
Rui Costa, governador da Bahia, em entrevista ontem sobre as medidas restritivas, quando se emocionou
Ufba de volta
Depois de realizar o seu segundo Congresso Virtual, a Ufba retomou as atividades à plena carga, com a volta às aulas em ambiente digital. Entre os trabalhos voltados também para o público externo, destacam-se as Polêmicas Contemporâneas promovidas pela Faculdade de Educação. O componente, considerando como premissa o valor à vida, vem tendo, desde o ano passado, debates apenas em modo online, por meio do canal www.canalpolemicas.faced.ufba.br, sem necessidade de inscrição dos participantes. Outra disciplina com demanda de discentes de vários cursos distintos é Seminários Interdisciplinares em Direitos Humanos, ministrada pelo professor Júlio Rocha, contando, na estreia, com a participação do ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Finanças públicas em debate
O Grupo QualinCont, coletivo de profissionais que disponibiliza experiências e recursos visando as melhores práticas contábeis, eficiência administrativa e qualidade do gasto público, realiza amanhã o I Encontro Brasileiro de governança e Qualidade da Informação Contábil. O evento, gratuito, terá três paineis e transmissão via Youtube (Grupo QualinCont), das 8h30 às 12h30, debatendo os impactos da implantação do Siafic Único para os municípios. O Siafic único é um passo importante para a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais, proporcionando aos investidores internacionais maior compreensão e credibilidade das finanças públicas do País.
POUCAS & BOAS
O Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs) abre hoje as inscrições para os workshops online que está disponibilizando para a comunidade regional nas áreas de artes visuais, teatro, música, dança e atividades corporais. Os cursos tem vagas limitadas, são gratuitos e a seleção é por ordem de inscrição. Informações e inscrição no portal www.cuca.uefs.
Com a intenção de explicar o que é a violência psicológica e mostrar às mulheres como quebrar esse ciclo, o Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio da Coordenadoria da Mulher, promove a partir das 9h no seu canal no YouTube a live #NãoAceite – Violência psicológica é crime, denuncie! O evento acontece na próxima segunda-feira e marca o Dia Internacional da Mulher, comemorado sempre nesta data, e a abertura da Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).