Estudo vai analisar três quesitos: velocidade, usos de capacete e do cinto de segurança | Foto: Divulgação
Cerca de 50 pesquisadores irão realizar um levantamento sobre o comportamento dos condutores no trânsito de Salvador. Coordenada pela Universidade Johns Hopkins, nos a pesquisa ocorre entre os dias 30 de novembro e 13 de dezembro.
O estudo vai analisar três quesitos: velocidade, usos de capacete e do cinto de segurança. Para tanto, sem abordar a população, os pesquisadores irão percorrer 16 pontos da cidade medindo a velocidade os veículos e em outros 16 locais, averiguar os usos de cinto de segurança e capacete. Um radar portátil será utilizado para medir a velocidade.
Além dos três quesitos, também serão coletadas informações sobre gênero do condutor e tipo de veículo. O mesmo levantamento é realizado pela Universidade Johns Hopkins em aproximadamente 30 cidades do mundo, segundo informações da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
O estudo, que conta com o apoio da universidade norte-americana, é realizado no Brasil pela Universidade Federal do Ceará e integra a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global em conjunto com a Transalvador.
Outras pesquisas desse tipo serão realizadas na capital baiana semestralmente para verificar a velocidade e anualmente para coletar informações sobre os usos do cinto de segurança e de capacete. Os dados dos estudos servirão para traçar uma evolução sobre como condutores de veículos e de motos se comportam no trânsito.